Cuide para que o sonho da casa nova não vire um pesadelo



O sonho de construir ou reformar pode virar um pesadelo se você não tomar as precauções e cuidados necessários.

É possível que surjam imprevistos durante a execução da obra. Conheça alguns dos problemas que podem interferir na execução de seu projeto e saiba como evitá-los.

  1. Abandono da obra pelos profissionais contratados

 

Profissionais inescrupulosos solicitam pagamentos antecipados e depois, sem poder reivindicar novamente pagamentos antecipados, sentem-se desmotivados para prosseguir com o trabalho e acabam abandonando a obra.

 

Esse problema pode ser evitado com a elaboração de um contrato de prestação de serviços entre as partes que estabeleça, de forma clara e detalhada, as responsabilidades de cada uma das partes envolvidas, tais como:

 

  • preços dos serviços previstos em cada uma das etapas da obra;
  • prazos de finalização de cada uma das etapas da obra;
  • pagamentos condicionados à conclusão dos serviços previstos em cada etapa da obra;
  • multas que inibam o não cumprimento das obrigações.

 

Deixe claro aos profissionais contratados que não fará pagamentos antecipados, mas que os efetuará pontualmente a cada etapa ou serviço realizado. Agindo, dessa forma, você evitará possíveis problemas com o abandono da obra.

 

  1. Problemas decorrentes do uso de material de baixa qualidade

 

Material de baixa qualidade pode comprometer a execução dos serviços e até o futuro da obra. Se tal problema ocorrer em sua reforma ou construção, certifique-se de que ele não é decorrente de má utilização ou instalação inadequada. Afastada essa possibilidade, entre em contato com o fornecedor do produto e questione a qualidade e a procedência do mesmo. Reivindique seu direito de consumidor e peça a reparação dos danos causados à execução dos serviços.

 

Entretanto, é sempre melhor prevenir do que remediar, o ideal é certificar-se da qualidades do produto na hora da compra, adquirindo os de marcas já consolidadas no mercado da construção civil. Se desconhecer o assunto, peça a opinião de especialistas e dos vendedores nas lojas de materiais de construção. Certifique-se também de que está adquirindo produtos em lojas idôneas e que priorizam as boas relações com seus clientes.

 

  1. Planeje bem os gastos

 

Em uma construção ou reforma, sempre se gasta mais do que o planejado, por isso é preciso tomar cuidado para não ficar sem dinheiro antes de acabar a obra.

 

Planeje bem os custos de mão de obra e de aquisição de materiais referentes a cada etapa da construção. Os gastos com a mão de obra não sofrem grandes alterações se os serviços foram bem planejados e contratados por empreita. Mas, quanto aos materiais a serem utilizados, não se pode dizer o mesmo, já que podem ocorrer reajustes em seus preços. Por isso é importante contar com uma reserva de capital maior do que a destinada à obra  inicialmente.

 

Como há uma variedade muito grande de materiais disponíveis na lojas do ramo, é bom não ceder à tentação, principalmente na hora de escolher os acabamentos. A cada dia os fabricantes lançam novos produtos no mercado, com novas tecnologias e custos agregados. Não se deixe seduzir por ofertas tentadoras e prazos estendidos para adquirir produtos que não estavam nos seus planos. Gastar mais do que o planejado poderá inviabilizar o término de sua obra.

Um bom planejamento antes de iniciar uma obra pode garantir sua boa execução. Planeje-se e tenha sucesso no empreendimento.




Contatos

ATENÇÃO: O portal Agiliza Construção não se responsabiliza pelo conteúdo dos anúncios constantes de seu site, que são de inteira responsabilidade de cada anunciante. Cabe ao usuário do site assegurar-se de que os serviços e produtos divulgados pelos anunciantes são verdadeiros. A contratação de profissionais e/ou qualquer tipo de relação comercial decorrentes da divulgação dos anúncios são feitas diretamente entre as partes interessadas. O serviço oferecido por este portal trata-se exclusivamente de disponibilização de mídia para divulgação. O conteúdo dos anúncios pode ser alterado sem aviso prévio.

Agiliza Construção © 2019 - Todos os direitos reservados